A publicidade é uma actividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
É um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos.
Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajectória que a levaria até o seu estado actual de importância e desenvolvimento.
Hoje, todas as actividades humanas se beneficiam como o uso da publicidade: profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros.
A própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
Há dois tipos de publicidade:
Publicidade comercial – tem como finalidade convencer o receptor a obter determinado produto.
Exemplo de Publicidade Comercial (Atum Bom Petisco) |
Exemplo de Publicidade Comercial (Detergente Tide) |
Publicidade institucional ou humanitária – tem como finalidade incitar as pessoas a agir de acordo com critérios que digam respeito ao bem-estar da comunidade, como por exemplo: campanhas de prevenção a acidentes, prevenção de doenças, acções de solidariedade.
Exemplo de Publicidade Humanitária |
Exemplo de Publicidade Institucional |
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