Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de maio de 2011

Barroco

O estilo barroco nasceu em Roma, Itália, e rapidamente se espalhou pela Europa. Era uma arte espectacular e faustosa, que serviu, admiravelmente, a necessidade que os os governos absolutistas, as igrejas cristãs e a burguesia sentiam de impressionar e deslumbrar o povo.
O nome "barroco" tem origem na palavra espanhola barueco que significa "pérola de forma irregular.

               Em Portugal, o estilo barroco atingiu o seu esplendor com D. João V. As criações dos artistas portugueses são visível nos altares de talha dourada e nos painéis de azulejos, em azul e branco, que embelezam igrejas, salões, escadarias e jardins. Durante este período foram construídos, em Portugal, grandes obras de arte de que destacamos: o Convento e a Biblioteca do Convento de Mafra, a Torre dos Clérigos, entre outros.
               As obras barrocas são semelhantes às renascentistas. No entanto neste novo estilo que surge há mais dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo. O Barroco vem também dar um novo equilíbrio entre o sentimento e a razão, assim como entre a arte e a ciência. Enquanto, no renascimento predominava o racionalismo, no barroco predominam as emoções e a inspiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário