Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de maio de 2011

Martin Luther King


O Dr. Martin Luther King, Jr. (15 de Janeiro de 1929, Atlanta, Georgia – 4 de Abril de 1968, Memphis, Tennessee) foi um pastor e activista político americano.
Pertencente à Igreja Baptista, tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Tornou-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes do seu assassinato. O seu discurso mais famoso e lembrado é "Eu Tenho Um Sonho”.
A sua luta pelos direitos civis dos Estados Unidos da América tem inicio quando, a 1955 me Montgomery, uma mulher negra que ia sentada no autocarro nega dar o seu lugar a uma mulher branca, acabando por ser presa.  Luther King como era presidente da Associação de Melhoramento de Montgomery, organizou um movimento de um ano como forma de combater o sucedido. Luther King ajudou a fundar a Conferência Cristã no Sul (SCLC), em 1957, uma organização de igrejas e sacerdotes negros. Tornou-se o líder da organização e tinha como objectivo lutar de uma forma pacífica através de manifestações e discursos pacíficos contra a discriminação à raça negra.
Na década de 1960, Luther King organizou várias manifestações pacíficas e marchas de protesto como forma de lutar pela defesa dos direitos iguais entre as pessoas negras e os brancos, assim como pelo fim do preconceito e racismo.
Em 1963 liderou uma manifestação pacífica, “A Marcha para Washington”, na defesa pelos direitos civis de todos os cidadãos dos E.U.A. A violência nunca foi o modo utilizado para algo na luta contra a discriminação racial. Chegou a ser preso várias vezes, mas nada que o fizessem desistir dos seus objectivos. Neste mesmo ano chefiou a histórica parada em Washington onde pronunciou o discurso pelo qual ficou bastante conhecido “I have a dream” (“Eu tenho um sonho”).

   Martin Luther King é assassinado dia 4 de Abril de 1968, por uma pessoa de raça branca, que foi preso e condenado a uma pena de 99 anos de prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário